domingo, 13 de julho de 2008

BAMBAS IMORTAIS

Saudações Madeirenses !! Essa parte do nosso blog será utilizada para homenagear os grandes bambas do samba que já passaram dessa pra melhor, mais que ainda estão vivos no coração do povo brasileiro. O primeiro homenageado é um grande bamba atuante na terra da garoa, grande defensor da cultura negra, colaborador de várias escolas de samba.... o sempre festejado GERALDO FILME.(1928-1995)

Nasceu em São João da Boa Vista, interior paulista, e foi para a capital ainda menino. Essa sua raiz com o interior lhe permitiu vivenciar experiências das festas negras de samba rural paulista, com jongo, samba de bumbo, canto de escravos (que aprendera com a Avó). Já na capital, ainda menino, entregava marmitas que sua mãe fazia na região da Barra Funda e sempre ficava nas rodas de samba e tiririca no Largo da Banana. Compôs seu primeiro samba aos 10 anos de idade: Eu Vou Mostrar. Foi muito querido por todas as escolas de samba da capital paulista, mais a sua maior ligação foi com a Vai Vai levando-a ao titulo de campeã do carnaval de 1976 com o samba-enredo " Solano Trindade, Moleque de Recife". Deixou muitas músicas inéditas e pouca coisa gravada, dentre elas uma obra de grande valor documental em parceria com Clementina de Jesus e Doca da Portela intitulado "O Canto dos Escravos"; lançou também em 1980 um álbum com sambas de sua autoria intitulado Geraldo Filme.
Sem dúvida nenhum essa é uma das grandes personalidades da nossa música, um homem que viveu do samba e para o samba; é um BAMBA IMORTAL.
A seguir um video com depoimentos de amigos e composições do Mestre.

web metrics