segunda-feira, 21 de julho de 2008

BAMBAS IMORTAIS

Hoje vamos falar de uma das figuras mais importantes no universo do samba, um rapaz de pouca idade que fez uma obra autoral imensa que atravessou gerações, o inolvidável NOEL ROSA.

Carioca nascido em Vila Isabel aos 11 de dezembro de 1910 num parto complicado ( nasceu " à ferro", fórceps ), fato que marcou para sempre a sua vida. Com vários problemas de saúde, entre eles uma deformidade no maxilar devido ao fórceps, sempre foi super protegido pela mãe, que certa vez sabendo que o filho iria à uma festa no sábado à noite, escondeu todas as suas roupas: estava dado o motivo para o primeiro grande sucesso do mestre: "Com que Roupa". Foi com a mãe também que aprendeu, desde muito cedo, a tocar o bandolim, mais logo acabou adotando o violão, instrumento do pai, como companheiro inseparável. Chegou a ingressar na faculdade de medicina mais logo se decidiu pela boemia e pelo samba que era sua vocação mais forte. Da faculdade só restou o samba "Coração" e ainda com alguns erros de anatomia! Seu primeiro grupo foi o Bando dos Tangarás ao lado de Almirante, João de Barro e Henrique Brito. Noel passava as noites nos cabarés e chegava mesmo a compor mais de uma canção por dia.Em oito anos de atividade compôs mais de 250 canções. Teve inúmeros parceiros como Ismael Silva, Cartola, Almirante, Vadico e incontáveis são os intérpretes para as suas músicas. Entre as que ele mais gostava estavam Aracy de Almeida e Marilia Batista.
Suas obras retrataram a política, a cultura, as injustiças sociais, a urbanização caótica do Brasil e principalmente do Rio de Janeiro do seu tempo.
Em certo momento de sua carreira, quando já conhecido e respeitado através das rádios e jornais, Noel respondeu a verso aberto uma canção de um outro sambista chamado Wilson Batista que falava sobre os sambistas e a malandragem. Wilson não se calou e escreveu outra música também a verso aberto respondendo a de Noel: deu-se início uma série de canções que ficaram conhecidas como a Polêmica entre Wilson e Noel. Desse período surgiram algumas composições fantásticas como Feitiço da Vila, Palpite Infeliz e Terra de Cego de Wilson, que posteriormente teve a letra modificada por Noel nascendo assim a única parceria entre os dois: Deixa de Ser Atrevida.
Como boêmio inveterado, Noel, mesmo depois de descobrir que sofria de tuberculose, não abandonou a noite e os vícios, vindo a falecer no dia 4 de maio de 1937 aos 26 anos de idade, deixando uma lacuna irreparável no cenário musical nacional, e se imortalizando através de sua fabulosa obra.

O BANDO DOS TANGARÁS



ARACY DE ALMEIDA CANTA NOEL

web metrics