quarta-feira, 30 de julho de 2008

O PAI DO CHORO

"CHORO,LÁGRIMA LENTA QUE ESCORRE NO ROSTO DAS RUAS
NOS BECOS DAS ALMAS DOS FILHOS MESTIÇOS.

CHORA CALLADO,
CHORA CHIQUINHA,
CHORA PAULINHO,

CHORA ALFREDO DA ROCHA,
QUE A VIDA É DE PEDRA
E A LÁGRIMA LAVA.
(Henrique de Carvalho)

Hoje vamos falar de uma pessoa muito especial para a música brasileira, um grande instrumentista e compositor, que teve um curto período de vida mais realizou obras imortais; o tão celebrado ANTÔNIO CALLADO (1848-1880).
Joaquim Antonio da Silva Callado, flautista e compositor iniciou seus estudos musicais em casa, com o pai, estudando piano e flauta. Sua primeira composição, intitulada "Querosene", foi feita aos 15 anos de idade. É considerado o "Pai do Choro" por ter criado, em 1875, o primeiro grupo organizado do gênero composto por dois violões,um cavaquinho e flauta. Tocavam polcas, serenatas, lundus. Chegou a receber do império a mais alta condecoração: a Ordem da Rosa pelos serviços pretados na corte. Callado foi o músico mais popular de sua época e até os dias de hoje é lembrado pela grande importância de suas obras. Dentre essas, a mais popular é sem dúvida a polca FLOR AMOROSA que foi posta à venda onze dias após a morte do autor por meningo-encefalite perniciosa no dia 20 de março de 1880. Posteriormente, Catulo da Paixão Cearense colocou uma letra à altura de tão bela melodia. Até os dias de hoje essa canção é regravada com diversos arranjos, principalmente da maneira instrumental.
Em seguida um video da música vocal intepretada pela cantora Maria Marta, outro instrumental com a execução do grande mestre vivo Altamiro Carrilho e a partitura para os chorões de plantão.
Até mais !!




web metrics