terça-feira, 26 de agosto de 2008

TICO TICO NO FUBÁ

Saudações Madeirenses!! Será que existe alguma pessoa nesse mundo que não tenha ouvido essa obra prima chamada Tico tico no fubá? Bom, se houver, dá pra contar nos dedos!!Essa canção, composta de três partes, bem característica do seu estilo choro, foi composta em 1917 pelo paulista Zequinha de Abreu. Seu primeiro nome era TICO TICO NO FARELO devido à observação que o autor fez dos pares dançando alvoroçados no salão de baile tal qual passáros ciscando, porém, foi mudado pelo fato de Canhoto já possuir uma música de mesmo nome. Sua primeira gravação em disco foi feita pela Orquestra Colbaz em 1931. Essa canção foi para o cinema estadunidense e ficou imortalizada na voz de Carmem Miranda, com uma letra que eu realmente não encontrei a fonte; se alguém souber me informe por favor!! Bom, posteriormente Ademilde Fonseca também gravou-a com a letra de Eurico Barreiros. Outro fato que deu notoriedade mundial à música foi a gravação da organista estadunidense Ethel Smith que se tornou hit parede. Em 1952 a cia. cinematográfia Vera Cruz produziu filme Tico Tico no Fubá sobre a vide de Zequinha d Abreu sob a direção de Frenando de Barros e Adolfo Celi. Então vamos à música!!!

GRUPO CHORO DAS TRÊS



ETHEL SMITH



CARMEM MIRANDA



Tico-Tico
Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar

Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que vá comer umas minhocas no pomar

Mas por favor, tire esse bicho do seleiro
Porque ele acaba comendo o fubá inteiro
E nesse tico de cá, em cima do meu fubá
Tem tanta coisa que ele pode pinicar
Eu ja fiz tudo para ver se conseguia
Botei alpiste para ver se ele comia
Botei um galo, um espantalho e alçapão
Mas ele acha que fubá é que é boa alimentação

O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que va comer é mais minhoca e nao fubá

Tico-Tico
O Tico-Tico tá
Tá outra vez aqui
O Tico-Tico tá comendo meu fubá
O Tico-Tico tem, tem que se alimentar
Que va comer é mais minhoca e nao fubá








web metrics